E A SEGURANÇA DO CIDADÃO,PAGADOR DE IMPOSTOS, ONDE ESTÁ?

E A SEGURANÇA DO CIDADÃO,PAGADOR DE IMPOSTOS, ONDE ESTÁ?
Pagando para ser protegido e tendo que enfrentar os bandidos!

domingo, 22 de julho de 2012

PAPUDA: MAIS UMA MORTE DE PRESO. E SAIBA POR QUE A PAPUDA É UM CALDEIRÃO PRESTES A EXPLODIR!


PAPUDA: UM CALDEIRÃO QUE EXPLODE A QUALQUER HORA!
Mais um morto na cela: è o segundo detento assassinado dentro de cela do Complexo Penitenciário da Papuda em um mês. Denuncias de torturas e maus tratos, já levaram até Comissão de direitos humanos a ver a situação dos presos, que já tem excesso de mais de 3.000 presos na população carcerária. Leia as matérias abaixo:





Mais um detento foi assassinado, por volta das 20h desta sexta-feira (20/7), dentro do Complexo Penitenciário da Papuda. 
Isac de Oliveira de Medeiros, 24 anos, se desentendeu com três colegas de cela, que o estrangularam com a roupa de cama. O crime aconteceu no interior da cela 10 do Bloco F da Penitenciária do Distrito Federal (PDF) II.
Gabriel dos Santos Garcia, 23, Diogo Costa Ribeiro, 19, e Adaílton Agostinho da Silva, 22 anos, foram autuados em flagrante pelo crime de homicídio. Segundo informações da 30ª Delegacia de Polícia (DP) em São Sebastião, responsável pelo caso, o trio não deu mais detalhes do que teria causado a discussão.
No mês passado, 29 de junho, um caso parecido foi registrado na penitenciária. O interno Franklin de Souza Loiola, 25 anos, acabou sendo morto por dois colegas de cela após uma discussão. A vítima foi enforcada com um lençol pelos companheiros.
Correio Braziliense.



DENÚNCIAS QUE VEM PREOCUPANDO HÁ MUITO 

TEMPO:



Justiça afasta chefe de presídio por suspeita de tortura com detentos.
Ele foi afastado em Janeiro de 2011.

Entre as ilegalidades relatadas por detentos e outras testemunhas estão: agressões físicas e mentais; corte de visitas e de banho de sol; retirada de colchões e itens de uso pessoal.
- O chefe do Núcleo de Custódia da Polícia Federal no Distrito Federal, Avilez Moreira de Novais, foi afastado em janeiro de 2011, por suspeita de abuso de autoridade e tortura. Os crimes teriam sido cometidos contra detentos que estão na ala federal do complexo penitenciário da Papuda. Desde abril, Avilez vinha sendo investigado. A decisão é da Justiça Federal, que atendeu a um pedido do Ministério Público.

A assessoria da Polícia Federal informou que já solicitou, ao Ministério Público, todos os documentos relativos a essa investigação. Após análise do material, se for o caso, um procedimento administrativo será aberto contra o funcionário afastado. A PF disse ainda que não estava autorizada a informar os contatos de Avilez ou de seus advogados.
Segundo a investigação, os abusos eram cometidos em retaliação às queixas feitas pelos presos. Durante audiências na Justiça e inspeções do Ministério Público, eles reclamavam constantemente do tratamento recebido na penitenciária.




 – Direitos Humanos  esteve na Papuda.
Após denúncias de maus-tratos em presos, integrantes do conselho de direitos humanos entraram hoje no presídio; apura-se a prática de corredor polonês em uma das alas; marcas de sangue foram encontradas em paredes; relatório será entregue à Secretaria de Segurança.


A deputada distrital Celina Leão (PMN), presidente da Comissão de Ética e Direitos Humanos da Câmara Legislativa, esteve na Papuda (6 de Julho de 2011) no Complexo Penitenciário da Papuda, PDF 1. 
A parlamentar disponibilizou para as famílias dos detentos atendimento jurídico e social e aproveitou para visitar as alas do presídio, observando as acomodações e ouvindo presos e servidores do local.
Celina Leão destacou que o trabalho foi muito produtivo no sentido de levantar as necessidades tanto dos apenados quanto do sistema prisional do DF e, assim, buscar meios para amenizar a situação. “Estamos aqui muito mais para buscar parceria com o sistema prisional do que para uma simples fiscalização. É preciso encontrar uma saída para evitar o caos de um sistema superlotado. O trabalho da comissão tem como objetivo amenizar os problemas que vem se agravando ano após ano, com algumas ações imediatas”, explicou.
As principais reclamações dos presos, segundo a parlamentar, são abusos, castigos, comida sem qualidade e falta de atendimento médico e odontológico. “Queremos estabelecer um canal de comunicação com os responsáveis pelo sistema prisional, para acabar com agressões e castigos desnecessários. Juntos, vamos encontrar uma saída para que haja, de fato, a possibilidade de recuperação desses presos, que hoje incorporam uma carga de revolta preocupante”, observou a deputada.
A deputada ressaltou, ainda, que a superlotação desencadeia uma série de problemas graves, como falta de insumos básicos, como água, além do comprometimento da saúde física e mental dos presos. “A Caesb não consegue atender a demanda de água do Complexo da Papuda de maneira eficaz. Hoje, o sistema é uma panela de pressão, tem quatro mil presos a mais do que comporta. Vamos solicitar a imediata construção de um novo presídio e também vamos realizar um mutirão de saúde para atendimento aos detentos”, completou.
As visitas aos apenados se transformam em humilhação para os familiares, que passam por revista minuciosa completamente sem roupa, inclusive as crianças, por questões de segurança. “Vamos batalhar para a implantação do scanner nos presídios como uma forma de acabar com o constrangimento dos visitantes e propiciar a eles mais dignidade”, garantiu Celina.
Leia mais em:


- E NOVAMENTE EM 15 DE JANEIRO DESSE ANO:

Agência Brasil - O Conselho Distrital de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos esteve sábado (14) no Complexo de Detenção Provisória do Complexo Penitenciário da Papuda para apurar denúncias de violência e maus-tratos a presos. A reclamação contra os agentes penitenciários do local foi feita por parentes dos detentos.
Segundo o presidente do conselho, Michel Platini, durante a visita, foram encontradas manchas de sangue nas paredes, além de marcas e machucados em alguns detentos. “Verificamos indícios fortíssimos que apontam violência. Os presos afirmaram que toda a ala foi submetida a agressões em um corredor polonês. Além disso, havia sangue na parede”, disse.
Nove detentos com hematomas mais evidentes foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) para exame de corpo de delito. De acordo com Platini, as agressões foram motivadas após a suspeita de que uma rebelião estava sendo planejada na ala 2 da Papuda, onde estão cerca de 200 internos. Durante vistoria no setor, ainda segundo Platini, policiais encontraram barras de ferro.
Representantes do Ministério Público e da Defensoria Pública do Distrito Federal também participaram da visita. Os órgãos farão um relatório em conjunto que será encaminhado à Secretaria de Estado de Segurança do DF.
Para evitar que os presos sofram represálias por causa das denúncias, uma nova vistoria foi agendada.





NOTA: 
Diversas denúncias tem chegado aos veículos de comunicação do DF, incluindo esse blog, reiterando que os mau-tratos aos presos continuam da mesma forma ou segundo dizem esses parentes, até pior. Objetos pessoais são tomados, como sabonetes, sabão para lavagem das roupas, pasta de dentes, toalhas e lençóis.
Ainda segundo as denúncias, em casos de brigas e indisciplinas, é comum os presos serem deixados no sol, durante duas ou três horas, com as mãos levantadas, ou em posições constrangedoras. 
De acordo ainda com parentes dos detentos, mangueira dágua é jogada na cela pelas madrugadas, quando há desentendimentos entre os presos, afora os maus tratos verbais e físicos.

By, Karlão-Sam.














Nenhum comentário:

Postar um comentário